Sem comemoração
No dia dos professores, 15, o Governo do Estado sequer divulgou nota pela passagem. Do outro lado, os profissionais buscam alternativas para desenvolver as suas atividades. Para muitos, os caminhos da educação estadual em 2011 tem que ser esquecido, mas como esquecer, já que em 2012 ainda terá aula para milhares de alunos.
Negócio sério
Para completar o drama da educação estadual, os alunos da escola Azevedo Costa não querem mais entrar em sala de aula caso os problemas no prédio não sejam atendidos. A água contaminada é a principal barreira que os alunos enfrentam. Até o momento, a SEED não se pronunciou sobre o fato. É preciso solução para este problema, porque a saúde de centenas de estudantes está em jogo.
Pode ou não?
Ninguém está respeitando as mudanças na Avenida Leopoldo Machado. As novas sinalizações na via, proíbe estacionar do lado direito, mas muitos motoristas desrespeitam as modificações. Em pleno horário de pico, as irregularidades não são fiscalizadas e os transtornos são muitos. Para a população, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) deveria escalar agentes no trecho, já que muitos motoristas ainda não estão cientes das mudanças.
De olho
No município de Santana, estima-se que a prática de desvio de energia compromete em 10% do total de faturamento mensal da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Entretanto, para a população, os serviços precários da Companhia pesam na hora de fazer um “gato”, já que em todo o estado, o fornecimento é precário. Os bairros Remédios e Fonte Nova estão na lista das áreas que mais concentram ligações clandestinas. Em Macapá, os bairros da zona norte lideram a lista.
Calotes
A maioria das empresas que prestam serviços ao Governo do Estado está com dificuldades de receber. Um empresário confirmou que a situação atinge praticamente todas, e receber se transformou um desafio de paciência. Somente na Secretaria Estadual de Saúde (SESA),as empresa acumulam dividas que chegam mais de R$ 500 mil. A ortopedia e um setor atingido pela falta de pagamento. A distribuição de materiais está suspensa.
Complicado
Os rodoviários anunciaram na última sexta-feira (14) que podem paralisar os serviços de transporte na semana que antecede a abertura da Expofeira. Essa é uma das barreiras para se chegar ao Parque de exposições este ano. Na mesma época, o Sebrae realiza a sua Feira do Empreendedor, que é um sucesso de público. Então, pelo que se comenta, a Expofeira deste ano pode ser um fracasso.
Sem diária
Os militares lotados nos órgãos públicos do estado reclamam da carga horária de trabalho e da falta de pagamentos em diárias e horas extras. Para o comando da PM, a lei de remuneração não prevê pagamento à hora extra. E como compensação para as horas, os policiais ganham um dia de folga. Mas para muitos, isso não vem acontecendo. A Associação dos Servidores Militares do Estado do Amapá (ASMEAP) propôs uma audiência pública, onde pretende discutir um projeto de lei que regulamenta a remuneração aos policias que passam da hora no serviço.
Preocupante
A migração de drogas pesadas em Macapá atinge todas as classes sociais. O crack, oxi, ecstasy, LSD, cocaína, anfetaminas são algumas das drogas que gira em torno de jovens, adultos e até mesmo de idosos. Para as autoridades, a maioria dos jovens amapaenses consome drogas. A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) estará realizando um projeto em Macapá, onde a finalidade maior é capacitar multiplicadores que atuarão no combate e prevenção ao uso de drogas.
Sem remédio
Informações confirmam que na distribuição de medicamentos do estado está sem medicamentos. De acordo com a população, não existe data para a chegada dos remédios, e mais, a última aquisição foi na época do governo Waldez Góes. Funcionários revelaram que durante este ano, a Secretaria de Saúde não realizou a compra de medicamento. È importante frisar, que existem pacientes que interromperam tratamento de risco devido a ausência.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Fotos da Pelada
Dia muito especial, meu pai Pataca foi lembrado por todos, e seu nome fará parte da diretoria do Associação Figueira e Amigos (AFA). Somente a família Figueira, aqueles que frequentam ou tiveram participação direta na "Pelada", terá cargos a frente da Associação. O projeto deve incluir campo gramado, maloca coberta, e mais a frente pensar como um clube, incluindo piscina e tudo.
“Pelada do Figueira” ganha campo exclusivo após 40 anos de existência
Franck Figueira
Após 40 anos de existência, a tradicional “Pelada do Figueira” ganha seu próprio campo. Para registrar o fato histórico, na tarde do último sábado (8), no Campo do Lalauzinho, no bairro Infraero I, foi realizada uma cerimônia simbólica pelo acontecimento.
De acordo com o juiz de direito, Erick Figueira, freqüentador da “Pelada” há mais de 15 anos e um dos principais responsáveis pela aquisição do novo campo, Informou que tudo aconteceu naturalmente. “Sempre fui apaixonado pela Pelada do Figueira, meu pai, tios, primos e amigos freqüentam esse momento só nosso todos os sábados, e sempre tivemos esse sonho de adquirirmos um lugar exclusivo, e graças a Deus através de uma amizade inesperada foi possível chegar a esse momento”, afirmou.
O empresário Luiz Rogério é o doador do futuro campo da brincadeira e dos projetos sociais da Associação Figueira e Amigos (AFA). Segundo ele, Erick havia relatado a paixão pelo evento e a vontade de adquirir uma área. Diante do desejo do amigo, Luiz anunciou a doação. “Fiquei impressionado com a história da “Pelada“ e decidi contribuir com que eu podia, mas graças a Deus eu tenho como estender a mão ao próximo, e Ele tem me abençoado em todos os momentos”, assegura.
Nômades
Segundo Eide Figueira, coordenador da AFA, durante os mais de 40 anos, a “Pelada do Figueira” percorreu vários campos da cidade. No início, na época de seu fundador, José da Silva Figueira, os jogos eram realizados nos campos da Avenida FAB, exatamente onde é hoje o bloco de secretarias do estado. “Percorremos muitos locais, passamos muito tempo no Campo do Curru, e nos últimos anos passamos pelo campo do bairro Infraero II e Infraero I. Mas hoje, só temos que agradecer a solidariedade de seu Luiz, o esforço do Erick e a paixão de todos que fazem da “Pelada” a sua segunda família”, destacou o coordenador.
Peladeiros
Os antigos, aqueles com mais de trinta anos de “Pelada” estiveram presentes no evento como: Alberto Figueira, Sérgio Figueira, Bazana Pinon, Chico, Alceu Ramos e Tob. Os demais: Eide, Pio, Erick, Tárcio (Figueira), Rubens, Popi, Jeferson, Jhon Play, Batom, Popi, Deidhó, Lucas, Tubarão, Edmarcos, Pachá, Carlos Professor, Demir, Dedeco, Potoca, Guara e Zico.
Projetos
A Associação Figueira e Amigos (AFA) possui um projeto de escolinha de futebol com crianças e adolescentes. O Figueira Futebol Clube é o time dos veteranos, no qual leva alegria e solidariedade para a os moradores do interior do estado, nos amistosos que participa.
Homenagem
Em decisão unânime, os peladeiros decidiram denominar o campo de José Carlos Dias Figueira, mais conhecido por Zé Carlos. A homenagem é um reconhecimento a um dos maiores incentivadores da brincadeira, que faleceu em março deste ano, após complicações cardíacas. “Com certeza esse ano foi marcante para todos, perdemos o Zé Carlos e agora ganhamos um campo após 40 anos. É uma justa homenagem aquele que dedicou parte da sua vida a essa brincadeira de sábado”, concluiu Alberto Figueira.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Foco em Dia
E agora?
A “crise sem fim“ na saúde estadual é um dos momentos mais difíceis da história do Estado. A falta de pagamento de fornecedores, baixos salários dos médicos, falta de medicamentos, equipamentos ultrapassados, hospitais sucateados, péssimo atendimento, carência de profissionais e má gestão são alguns fatores que ainda não foram sanados até o momento. O setor de traumas esta parado. É bom lembrar que este é o atendimento de maior demanda da saúde estadual. E agora?
Desespero
A grande demanda de pacientes na fila de espera por uma cirurgia cresce a cada dia. Da pediatria a odontologia, a fila é bem extensa. E segundo as últimas informações, médicos especialistas estão abandonando seus postos á procura de melhores salários fora do Estado. Parece brincadeira, mas é necessário medidas extremas para recompor essa situação caótica.
Declínio
Com o ano letivo completamente comprometido, a rede estadual de ensino entra em declínio total. Alunos estão sendo dispensados mais cedo por falta de professores e merenda escolar. No interior, o transporte escolar não funciona por falta de pagamento. As férias dos alunos ainda é uma incógnita, e ninguém sabe definir as datas. E tudo isso pode ser apontado como uma dos principais motivos da grande evasão escolar deste ano.
Atrasos
Começa os capítulos da novela “Os atrasos”. Várias empresas contratadas pelo Governo do Estado já começam a amargar atrasos pelos serviços prestados. Praticamente em todos os setores estaduais, a falta de pagamento s já está se acumulando. Até mesmo no fornecimento de alimentos e serviços de segurança entram na lista. É bom lembrar, que a empresa fornecedora de materiais ortopédicos paralisou o abastecimento por falta de pagamento.
Fraude
Segundo informações, a Policia Federal realiza uma investigação para descobri um possível estelionato nos concursos da Mega Sena, em São Paulo. De acordo com levantamentos, várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e pessoas ligadas diretamente ao governo federal. Eles manipulavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados. Até o momento, nenhum nome foi confirmado.
Perigo
Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado. Análises feitas pela Vigilância da Saúde do Rio Grande do Sul apontaram um pH de 13,3, índice que se aproxima ao de materiais como água sanitária e soda cáustica. Vale ressaltar que no Estado ainda não houve reclamações sobre o produto.
Família unida
Na noite da ultima quarta-feira (5), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), prendeu uma família inteira que trafica drogas no bairro Santa Rita. O curioso é que a matriarca comandava os negócios, e que em outras operações, metade da família teria sido presa pelo mesmo crime. Eles também são apontados como um dos principais fornecedores de drogas para o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Resta saber quem distribui lá dentro.
De olho
O Sindicato das Empresas de Transportes do Amapá (CITA), através da gestão de bilhetagem, está realizando uma Campanha do uso indevido do cartão eletrônico 1/2 passagem. A ação foi decidida após reunião com o Ministério Público do Estado, que tem oferecido apoio as fiscalizações. Em caso de irregularidades, o Sindicato deve suspender o beneficio do estudante.
Idoso
O gestor de bilhetagem do Setap, Artur Sotão, reforça ainda que o cartão do Idoso não é obrigatório. Para terem livre acesso aos ônibus, basta que os idosos a partir de 65 anos apresentem a carteira de identidade ao motorista. No entanto, é interessante ao sistema que o Idoso utilize seu cartão (que é gratuito) pois agiliza o embarque e desembarque, fornece numero de passageiros exatos ao sistema e evita que o idoso se exponha mostrando a identidade.
A “crise sem fim“ na saúde estadual é um dos momentos mais difíceis da história do Estado. A falta de pagamento de fornecedores, baixos salários dos médicos, falta de medicamentos, equipamentos ultrapassados, hospitais sucateados, péssimo atendimento, carência de profissionais e má gestão são alguns fatores que ainda não foram sanados até o momento. O setor de traumas esta parado. É bom lembrar que este é o atendimento de maior demanda da saúde estadual. E agora?
Desespero
A grande demanda de pacientes na fila de espera por uma cirurgia cresce a cada dia. Da pediatria a odontologia, a fila é bem extensa. E segundo as últimas informações, médicos especialistas estão abandonando seus postos á procura de melhores salários fora do Estado. Parece brincadeira, mas é necessário medidas extremas para recompor essa situação caótica.
Declínio
Com o ano letivo completamente comprometido, a rede estadual de ensino entra em declínio total. Alunos estão sendo dispensados mais cedo por falta de professores e merenda escolar. No interior, o transporte escolar não funciona por falta de pagamento. As férias dos alunos ainda é uma incógnita, e ninguém sabe definir as datas. E tudo isso pode ser apontado como uma dos principais motivos da grande evasão escolar deste ano.
Atrasos
Começa os capítulos da novela “Os atrasos”. Várias empresas contratadas pelo Governo do Estado já começam a amargar atrasos pelos serviços prestados. Praticamente em todos os setores estaduais, a falta de pagamento s já está se acumulando. Até mesmo no fornecimento de alimentos e serviços de segurança entram na lista. É bom lembrar, que a empresa fornecedora de materiais ortopédicos paralisou o abastecimento por falta de pagamento.
Fraude
Segundo informações, a Policia Federal realiza uma investigação para descobri um possível estelionato nos concursos da Mega Sena, em São Paulo. De acordo com levantamentos, várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e pessoas ligadas diretamente ao governo federal. Eles manipulavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados. Até o momento, nenhum nome foi confirmado.
Perigo
Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado. Análises feitas pela Vigilância da Saúde do Rio Grande do Sul apontaram um pH de 13,3, índice que se aproxima ao de materiais como água sanitária e soda cáustica. Vale ressaltar que no Estado ainda não houve reclamações sobre o produto.
Família unida
Na noite da ultima quarta-feira (5), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), prendeu uma família inteira que trafica drogas no bairro Santa Rita. O curioso é que a matriarca comandava os negócios, e que em outras operações, metade da família teria sido presa pelo mesmo crime. Eles também são apontados como um dos principais fornecedores de drogas para o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Resta saber quem distribui lá dentro.
De olho
O Sindicato das Empresas de Transportes do Amapá (CITA), através da gestão de bilhetagem, está realizando uma Campanha do uso indevido do cartão eletrônico 1/2 passagem. A ação foi decidida após reunião com o Ministério Público do Estado, que tem oferecido apoio as fiscalizações. Em caso de irregularidades, o Sindicato deve suspender o beneficio do estudante.
Idoso
O gestor de bilhetagem do Setap, Artur Sotão, reforça ainda que o cartão do Idoso não é obrigatório. Para terem livre acesso aos ônibus, basta que os idosos a partir de 65 anos apresentem a carteira de identidade ao motorista. No entanto, é interessante ao sistema que o Idoso utilize seu cartão (que é gratuito) pois agiliza o embarque e desembarque, fornece numero de passageiros exatos ao sistema e evita que o idoso se exponha mostrando a identidade.
Assinar:
Postagens (Atom)