terça-feira, 11 de outubro de 2011

“Pelada do Figueira” ganha campo exclusivo após 40 anos de existência






Franck Figueira

Após 40 anos de existência, a tradicional “Pelada do Figueira” ganha seu próprio campo. Para registrar o fato histórico, na tarde do último sábado (8), no Campo do Lalauzinho, no bairro Infraero I, foi realizada uma cerimônia simbólica pelo acontecimento.
De acordo com o juiz de direito, Erick Figueira, freqüentador da “Pelada” há mais de 15 anos e um dos principais responsáveis pela aquisição do novo campo, Informou que tudo aconteceu naturalmente. “Sempre fui apaixonado pela Pelada do Figueira, meu pai, tios, primos e amigos freqüentam esse momento só nosso todos os sábados, e sempre tivemos esse sonho de adquirirmos um lugar exclusivo, e graças a Deus através de uma amizade inesperada foi possível chegar a esse momento”, afirmou.
O empresário Luiz Rogério é o doador do futuro campo da brincadeira e dos projetos sociais da Associação Figueira e Amigos (AFA). Segundo ele, Erick havia relatado a paixão pelo evento e a vontade de adquirir uma área. Diante do desejo do amigo, Luiz anunciou a doação. “Fiquei impressionado com a história da “Pelada“ e decidi contribuir com que eu podia, mas graças a Deus eu tenho como estender a mão ao próximo, e Ele tem me abençoado em todos os momentos”, assegura.

Nômades
Segundo Eide Figueira, coordenador da AFA, durante os mais de 40 anos, a “Pelada do Figueira” percorreu vários campos da cidade. No início, na época de seu fundador, José da Silva Figueira, os jogos eram realizados nos campos da Avenida FAB, exatamente onde é hoje o bloco de secretarias do estado. “Percorremos muitos locais, passamos muito tempo no Campo do Curru, e nos últimos anos passamos pelo campo do bairro Infraero II e Infraero I. Mas hoje, só temos que agradecer a solidariedade de seu Luiz, o esforço do Erick e a paixão de todos que fazem da “Pelada” a sua segunda família”, destacou o coordenador.

Peladeiros
Os antigos, aqueles com mais de trinta anos de “Pelada” estiveram presentes no evento como: Alberto Figueira, Sérgio Figueira, Bazana Pinon, Chico, Alceu Ramos e Tob. Os demais: Eide, Pio, Erick, Tárcio (Figueira), Rubens, Popi, Jeferson, Jhon Play, Batom, Popi, Deidhó, Lucas, Tubarão, Edmarcos, Pachá, Carlos Professor, Demir, Dedeco, Potoca, Guara e Zico.

Projetos
A Associação Figueira e Amigos (AFA) possui um projeto de escolinha de futebol com crianças e adolescentes. O Figueira Futebol Clube é o time dos veteranos, no qual leva alegria e solidariedade para a os moradores do interior do estado, nos amistosos que participa.

Homenagem
Em decisão unânime, os peladeiros decidiram denominar o campo de José Carlos Dias Figueira, mais conhecido por Zé Carlos. A homenagem é um reconhecimento a um dos maiores incentivadores da brincadeira, que faleceu em março deste ano, após complicações cardíacas. “Com certeza esse ano foi marcante para todos, perdemos o Zé Carlos e agora ganhamos um campo após 40 anos. É uma justa homenagem aquele que dedicou parte da sua vida a essa brincadeira de sábado”, concluiu Alberto Figueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário