Sem comemoração
No dia dos professores, 15, o Governo do Estado sequer divulgou nota pela passagem. Do outro lado, os profissionais buscam alternativas para desenvolver as suas atividades. Para muitos, os caminhos da educação estadual em 2011 tem que ser esquecido, mas como esquecer, já que em 2012 ainda terá aula para milhares de alunos.
Negócio sério
Para completar o drama da educação estadual, os alunos da escola Azevedo Costa não querem mais entrar em sala de aula caso os problemas no prédio não sejam atendidos. A água contaminada é a principal barreira que os alunos enfrentam. Até o momento, a SEED não se pronunciou sobre o fato. É preciso solução para este problema, porque a saúde de centenas de estudantes está em jogo.
Pode ou não?
Ninguém está respeitando as mudanças na Avenida Leopoldo Machado. As novas sinalizações na via, proíbe estacionar do lado direito, mas muitos motoristas desrespeitam as modificações. Em pleno horário de pico, as irregularidades não são fiscalizadas e os transtornos são muitos. Para a população, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) deveria escalar agentes no trecho, já que muitos motoristas ainda não estão cientes das mudanças.
De olho
No município de Santana, estima-se que a prática de desvio de energia compromete em 10% do total de faturamento mensal da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Entretanto, para a população, os serviços precários da Companhia pesam na hora de fazer um “gato”, já que em todo o estado, o fornecimento é precário. Os bairros Remédios e Fonte Nova estão na lista das áreas que mais concentram ligações clandestinas. Em Macapá, os bairros da zona norte lideram a lista.
Calotes
A maioria das empresas que prestam serviços ao Governo do Estado está com dificuldades de receber. Um empresário confirmou que a situação atinge praticamente todas, e receber se transformou um desafio de paciência. Somente na Secretaria Estadual de Saúde (SESA),as empresa acumulam dividas que chegam mais de R$ 500 mil. A ortopedia e um setor atingido pela falta de pagamento. A distribuição de materiais está suspensa.
Complicado
Os rodoviários anunciaram na última sexta-feira (14) que podem paralisar os serviços de transporte na semana que antecede a abertura da Expofeira. Essa é uma das barreiras para se chegar ao Parque de exposições este ano. Na mesma época, o Sebrae realiza a sua Feira do Empreendedor, que é um sucesso de público. Então, pelo que se comenta, a Expofeira deste ano pode ser um fracasso.
Sem diária
Os militares lotados nos órgãos públicos do estado reclamam da carga horária de trabalho e da falta de pagamentos em diárias e horas extras. Para o comando da PM, a lei de remuneração não prevê pagamento à hora extra. E como compensação para as horas, os policiais ganham um dia de folga. Mas para muitos, isso não vem acontecendo. A Associação dos Servidores Militares do Estado do Amapá (ASMEAP) propôs uma audiência pública, onde pretende discutir um projeto de lei que regulamenta a remuneração aos policias que passam da hora no serviço.
Preocupante
A migração de drogas pesadas em Macapá atinge todas as classes sociais. O crack, oxi, ecstasy, LSD, cocaína, anfetaminas são algumas das drogas que gira em torno de jovens, adultos e até mesmo de idosos. Para as autoridades, a maioria dos jovens amapaenses consome drogas. A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) estará realizando um projeto em Macapá, onde a finalidade maior é capacitar multiplicadores que atuarão no combate e prevenção ao uso de drogas.
Sem remédio
Informações confirmam que na distribuição de medicamentos do estado está sem medicamentos. De acordo com a população, não existe data para a chegada dos remédios, e mais, a última aquisição foi na época do governo Waldez Góes. Funcionários revelaram que durante este ano, a Secretaria de Saúde não realizou a compra de medicamento. È importante frisar, que existem pacientes que interromperam tratamento de risco devido a ausência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário