terça-feira, 18 de outubro de 2011

Foco em Dia

Sem comemoração
No dia dos professores, 15, o Governo do Estado sequer divulgou nota pela passagem. Do outro lado, os profissionais buscam alternativas para desenvolver as suas atividades. Para muitos, os caminhos da educação estadual em 2011 tem que ser esquecido, mas como esquecer, já que em 2012 ainda terá aula para milhares de alunos.

Negócio sério
Para completar o drama da educação estadual, os alunos da escola Azevedo Costa não querem mais entrar em sala de aula caso os problemas no prédio não sejam atendidos. A água contaminada é a principal barreira que os alunos enfrentam. Até o momento, a SEED não se pronunciou sobre o fato. É preciso solução para este problema, porque a saúde de centenas de estudantes está em jogo.

Pode ou não?
Ninguém está respeitando as mudanças na Avenida Leopoldo Machado. As novas sinalizações na via, proíbe estacionar do lado direito, mas muitos motoristas desrespeitam as modificações. Em pleno horário de pico, as irregularidades não são fiscalizadas e os transtornos são muitos. Para a população, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) deveria escalar agentes no trecho, já que muitos motoristas ainda não estão cientes das mudanças.

De olho
No município de Santana, estima-se que a prática de desvio de energia compromete em 10% do total de faturamento mensal da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Entretanto, para a população, os serviços precários da Companhia pesam na hora de fazer um “gato”, já que em todo o estado, o fornecimento é precário. Os bairros Remédios e Fonte Nova estão na lista das áreas que mais concentram ligações clandestinas. Em Macapá, os bairros da zona norte lideram a lista.

Calotes
A maioria das empresas que prestam serviços ao Governo do Estado está com dificuldades de receber. Um empresário confirmou que a situação atinge praticamente todas, e receber se transformou um desafio de paciência. Somente na Secretaria Estadual de Saúde (SESA),as empresa acumulam dividas que chegam mais de R$ 500 mil. A ortopedia e um setor atingido pela falta de pagamento. A distribuição de materiais está suspensa.

Complicado
Os rodoviários anunciaram na última sexta-feira (14) que podem paralisar os serviços de transporte na semana que antecede a abertura da Expofeira. Essa é uma das barreiras para se chegar ao Parque de exposições este ano. Na mesma época, o Sebrae realiza a sua Feira do Empreendedor, que é um sucesso de público. Então, pelo que se comenta, a Expofeira deste ano pode ser um fracasso.

Sem diária
Os militares lotados nos órgãos públicos do estado reclamam da carga horária de trabalho e da falta de pagamentos em diárias e horas extras. Para o comando da PM, a lei de remuneração não prevê pagamento à hora extra. E como compensação para as horas, os policiais ganham um dia de folga. Mas para muitos, isso não vem acontecendo. A Associação dos Servidores Militares do Estado do Amapá (ASMEAP) propôs uma audiência pública, onde pretende discutir um projeto de lei que regulamenta a remuneração aos policias que passam da hora no serviço.

Preocupante
A migração de drogas pesadas em Macapá atinge todas as classes sociais. O crack, oxi, ecstasy, LSD, cocaína, anfetaminas são algumas das drogas que gira em torno de jovens, adultos e até mesmo de idosos. Para as autoridades, a maioria dos jovens amapaenses consome drogas. A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) estará realizando um projeto em Macapá, onde a finalidade maior é capacitar multiplicadores que atuarão no combate e prevenção ao uso de drogas.

Sem remédio
Informações confirmam que na distribuição de medicamentos do estado está sem medicamentos. De acordo com a população, não existe data para a chegada dos remédios, e mais, a última aquisição foi na época do governo Waldez Góes. Funcionários revelaram que durante este ano, a Secretaria de Saúde não realizou a compra de medicamento. È importante frisar, que existem pacientes que interromperam tratamento de risco devido a ausência.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fotos da Pelada






Dia muito especial, meu pai Pataca foi lembrado por todos, e seu nome fará parte da diretoria do Associação Figueira e Amigos (AFA). Somente a família Figueira, aqueles que frequentam ou tiveram participação direta na "Pelada", terá cargos a frente da Associação. O projeto deve incluir campo gramado, maloca coberta, e mais a frente pensar como um clube, incluindo piscina e tudo.

“Pelada do Figueira” ganha campo exclusivo após 40 anos de existência






Franck Figueira

Após 40 anos de existência, a tradicional “Pelada do Figueira” ganha seu próprio campo. Para registrar o fato histórico, na tarde do último sábado (8), no Campo do Lalauzinho, no bairro Infraero I, foi realizada uma cerimônia simbólica pelo acontecimento.
De acordo com o juiz de direito, Erick Figueira, freqüentador da “Pelada” há mais de 15 anos e um dos principais responsáveis pela aquisição do novo campo, Informou que tudo aconteceu naturalmente. “Sempre fui apaixonado pela Pelada do Figueira, meu pai, tios, primos e amigos freqüentam esse momento só nosso todos os sábados, e sempre tivemos esse sonho de adquirirmos um lugar exclusivo, e graças a Deus através de uma amizade inesperada foi possível chegar a esse momento”, afirmou.
O empresário Luiz Rogério é o doador do futuro campo da brincadeira e dos projetos sociais da Associação Figueira e Amigos (AFA). Segundo ele, Erick havia relatado a paixão pelo evento e a vontade de adquirir uma área. Diante do desejo do amigo, Luiz anunciou a doação. “Fiquei impressionado com a história da “Pelada“ e decidi contribuir com que eu podia, mas graças a Deus eu tenho como estender a mão ao próximo, e Ele tem me abençoado em todos os momentos”, assegura.

Nômades
Segundo Eide Figueira, coordenador da AFA, durante os mais de 40 anos, a “Pelada do Figueira” percorreu vários campos da cidade. No início, na época de seu fundador, José da Silva Figueira, os jogos eram realizados nos campos da Avenida FAB, exatamente onde é hoje o bloco de secretarias do estado. “Percorremos muitos locais, passamos muito tempo no Campo do Curru, e nos últimos anos passamos pelo campo do bairro Infraero II e Infraero I. Mas hoje, só temos que agradecer a solidariedade de seu Luiz, o esforço do Erick e a paixão de todos que fazem da “Pelada” a sua segunda família”, destacou o coordenador.

Peladeiros
Os antigos, aqueles com mais de trinta anos de “Pelada” estiveram presentes no evento como: Alberto Figueira, Sérgio Figueira, Bazana Pinon, Chico, Alceu Ramos e Tob. Os demais: Eide, Pio, Erick, Tárcio (Figueira), Rubens, Popi, Jeferson, Jhon Play, Batom, Popi, Deidhó, Lucas, Tubarão, Edmarcos, Pachá, Carlos Professor, Demir, Dedeco, Potoca, Guara e Zico.

Projetos
A Associação Figueira e Amigos (AFA) possui um projeto de escolinha de futebol com crianças e adolescentes. O Figueira Futebol Clube é o time dos veteranos, no qual leva alegria e solidariedade para a os moradores do interior do estado, nos amistosos que participa.

Homenagem
Em decisão unânime, os peladeiros decidiram denominar o campo de José Carlos Dias Figueira, mais conhecido por Zé Carlos. A homenagem é um reconhecimento a um dos maiores incentivadores da brincadeira, que faleceu em março deste ano, após complicações cardíacas. “Com certeza esse ano foi marcante para todos, perdemos o Zé Carlos e agora ganhamos um campo após 40 anos. É uma justa homenagem aquele que dedicou parte da sua vida a essa brincadeira de sábado”, concluiu Alberto Figueira.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Foco em Dia

E agora?
A “crise sem fim“ na saúde estadual é um dos momentos mais difíceis da história do Estado. A falta de pagamento de fornecedores, baixos salários dos médicos, falta de medicamentos, equipamentos ultrapassados, hospitais sucateados, péssimo atendimento, carência de profissionais e má gestão são alguns fatores que ainda não foram sanados até o momento. O setor de traumas esta parado. É bom lembrar que este é o atendimento de maior demanda da saúde estadual. E agora?

Desespero
A grande demanda de pacientes na fila de espera por uma cirurgia cresce a cada dia. Da pediatria a odontologia, a fila é bem extensa. E segundo as últimas informações, médicos especialistas estão abandonando seus postos á procura de melhores salários fora do Estado. Parece brincadeira, mas é necessário medidas extremas para recompor essa situação caótica.

Declínio
Com o ano letivo completamente comprometido, a rede estadual de ensino entra em declínio total. Alunos estão sendo dispensados mais cedo por falta de professores e merenda escolar. No interior, o transporte escolar não funciona por falta de pagamento. As férias dos alunos ainda é uma incógnita, e ninguém sabe definir as datas. E tudo isso pode ser apontado como uma dos principais motivos da grande evasão escolar deste ano.

Atrasos
Começa os capítulos da novela “Os atrasos”. Várias empresas contratadas pelo Governo do Estado já começam a amargar atrasos pelos serviços prestados. Praticamente em todos os setores estaduais, a falta de pagamento s já está se acumulando. Até mesmo no fornecimento de alimentos e serviços de segurança entram na lista. É bom lembrar, que a empresa fornecedora de materiais ortopédicos paralisou o abastecimento por falta de pagamento.

Fraude
Segundo informações, a Policia Federal realiza uma investigação para descobri um possível estelionato nos concursos da Mega Sena, em São Paulo. De acordo com levantamentos, várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e pessoas ligadas diretamente ao governo federal. Eles manipulavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados. Até o momento, nenhum nome foi confirmado.

Perigo
Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado. Análises feitas pela Vigilância da Saúde do Rio Grande do Sul apontaram um pH de 13,3, índice que se aproxima ao de materiais como água sanitária e soda cáustica. Vale ressaltar que no Estado ainda não houve reclamações sobre o produto.

Família unida
Na noite da ultima quarta-feira (5), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), prendeu uma família inteira que trafica drogas no bairro Santa Rita. O curioso é que a matriarca comandava os negócios, e que em outras operações, metade da família teria sido presa pelo mesmo crime. Eles também são apontados como um dos principais fornecedores de drogas para o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Resta saber quem distribui lá dentro.

De olho
O Sindicato das Empresas de Transportes do Amapá (CITA), através da gestão de bilhetagem, está realizando uma Campanha do uso indevido do cartão eletrônico 1/2 passagem. A ação foi decidida após reunião com o Ministério Público do Estado, que tem oferecido apoio as fiscalizações. Em caso de irregularidades, o Sindicato deve suspender o beneficio do estudante.

Idoso
O gestor de bilhetagem do Setap, Artur Sotão, reforça ainda que o cartão do Idoso não é obrigatório. Para terem livre acesso aos ônibus, basta que os idosos a partir de 65 anos apresentem a carteira de identidade ao motorista. No entanto, é interessante ao sistema que o Idoso utilize seu cartão (que é gratuito) pois agiliza o embarque e desembarque, fornece numero de passageiros exatos ao sistema e evita que o idoso se exponha mostrando a identidade.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PMM desapropria área do empresário José de Matos Costa


A Prefeitura de Macapá notificou o empresário José de Matos Costa, a desocupar a área de R$ 77.567,35m2, localizada no bairro Buritizal, atrás do conjunto Hospital de Base.
A notificação ocorreu após o prefeito Roberto Góes ter assinado decreto desapropriando a área para fins de obras habitacionais de interesse social. A Prefeitura fez um levantamento das benfeitorias existentes no imóvel e depositou em juízo o valor de R$ 194.260,58.
Caso o empresário não desocupe a área em 30 dias, a Prefeitura entrará com ação de desapropriação por interesse social. O terreno servirá para a construção de conjuntos habitacionais, diminuindo o déficit, que hoje ultrapassa 30 mil unidades habitacionais, segundo o IBGE.
A desapropriação da área fundamenta-se no artigo 22 da Lei Orgânica do Município, que dá ao prefeito a prerrogativa de desapropriar bens, mediante a expedição de atos de declaração de utilidade pública, ou necessidade de interesse social.
De acordo com relatório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh) a área está devoluta, servindo apenas para abrigar a antena de uma emissora de TV, e como espaço para assaltos, estupros e consumo de drogas.
A idéia no município é abrigar no local um projeto habitacional nos mesmos moldes do conjunto Mucajá, cuja inauguração está marcada para o início de setembro.

Operação Voucher: Justiça Federal autoriza divulgação dos nomes

A pedido do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) a Justiça Federal autorizou a divulgação da identidade dos presos na Operação Voucher. São eles: Frederico Silva da Costa, José Carlos Silva Júnior, Colbert Martins da Silva Filho, Dalmo Antônio Tavares Queiroz, Francisca Regina Magalhães Cavalcante, Freda Azevedo Dias, Gláucia de Fátima Matos, Hugo Leonardo Silva Gomes, Kátia Terezinha Patrício da Silva, Kérima Silva Carvalho, Luciano Paixão Costa, Mário Augusto Lopes Moyses, Jorge Kengo Fukuda, Katiana Necchi Vaz Pupo, Maria Helena Necchi, Luiz Gustavo Machado e Sandro Elias Saad e Wladimir Silva Furtado.

As prisões preventivas ocorreram na manhã de terça-feira, 9 de julho, em São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá. Os presos desembarcaram na cidade por volta das 11 horas da noite. Depois de passar por exame médico pericial, foram ouvidos em depoimento e, em seguida, encaminhados ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Presos preventivamente, os acusados do desvio de R$ 4 milhões de recursos do Ministério do Turismo permanecerão no Iapen por tempo indeterminado, à disposição da Justiça. A medida é necessária para garantir a manutenção da ordem pública e para que os envolvidos não interfiram nas investigações.

Prisões temporárias - Depois de prestar depoimento, os presos temporários - Hellen Luana Barbosa da Silva, Alberto Luchetti Neto, Dante Torelo Matiussi, Gerusa de Almeida Saad, Irene Silva Dias, Paula Gama Ribeiro Leite Saad, Alexandre Ferreira Cardoso, Antonio dos Santos Junior, Fabiana Lopes de Freitas, Fábio de Mello, Fernando Rwer do Nascimento, Eduardo Alves Fayet, Luiz Fernando Ferreira, Uyara Débora Schimidtt, David Lorrann Silva Teixeira, Merian Guedes de Oliveira, Errolflyn de Souza Paixão, José Luiz Nogueira Marques - foram liberados.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fuga


Boa noite para quem nasceu na noite
No momento dos sussurros sem identidade
Se escondendo na escuridão desafiadora do prazer
Fugitivos a procura de aventuras sagazes
Onde o cinismo transforma o sorriso, o gesto, o olhar...
Então do frio da madrugada silenciosa
Ouvimos o choro retraído
De quem sofreu durante uma calada longa e vazia

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Circo Político


2012 chegando e os partidos e apadrinhados se articulam para a disputa pela administração municipal. Nomes como Milhomen (PC do B), Waldez Góes (PDT), Marilia Góes (PDT), Moisés Souza (PSC), Jurandil Juarez (PMDB), Gilvan Borges 9PMDB), Cristina Almeida (PSB), Jante Capiberibe (PSB), secretário de segurança pública Marcos Cardoso (PT), Joel banha (PT), Dalva Figueiredo (PT), Evandro Gama (PT) são os prováveis políticos que podem disputar as eleições municipais 2012.
Fontes asseguram que o prefeito Roberto Góes (PDT) revelou para os mais íntimos que não vem para a reeleição. A vice – prefeita Helena Guerra (DEM) informou para seus assessores que prefere retornar a Câmara de Vereadores.
Muita coisa deve surgir nesse meio, porque nessa cartola política, sempre tem um coelhinho aparecendo.
Muito álcool gel está sendo procurado pelas militâncias, focando a ausência do produto durante as eleições do ano que vem. Promessas, braços, beijos e muitos apertos de mãos serão distribuídos nas vielas dos bairros mais distantes da capital.

Jornalista leva tapão em restaurante na Orla


Recebi um e-mail de uma pessoa que presenciou uma cena hilária e ao mesmo tempo vexatória. Um experiente jornalista do Amapá, rodado, levou uns tapas na cara “seguro” de uma mulher no interior de um restaurante, na Orla da cidade.
Segundo a testemunha, a autora dos “torpedos” é esposa de um político local, e que pelos tapas desferidos, o jornalista tinha pisado na bola feio. Tanto que durante a sessão dos “tabefes”, a mulher disse: “Respeita seu filha da P. minha família não é bandida como tu...” e toma mais um tapa de despedida (plaf).
De acordo com a divulgadora do fato, o jornalista ficou com a cara igual um tomate maduro. Quem viu a cena preferiu não intervir, porque pelo jeito, tava divertido.
Depois de limpar a mão na cara do apresentador, a mulher saiu na elegância, enquanto que o profissional sem ação, saiu à la surdina e sem olhar para os lados.
Na nossa profissão, esse tipo de casos reflete diretamente no jornalismo da chantagem, algo que infelizmente existe no nosso meio.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Assaltantes invadem Diocese de Macapá

Na manhã de hoje, por volta de 10h, três homens assaltaram uma loja de celulares no centro da cidade, e durante a fuga, invadiram a sala Paroquial da Diocese de Macapá. De imediato os criminosos colocaram todos os funcionários de refém, incluindo o Bispo de Macapá, Dom Pedro Conti.
O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi acionado e neste momento negocia com os assaltantes a liberdade dos reféns. Segundo informações, houve ameaças de morte por parte dos criminosos, caso os militares invadissem o local.
O Bispo está preso no segundo andar do prédio. De acordo com as ultimas informações, Dom Pedro passa bem.
O major Matias, sub - comandante do BOPE está a frente das negociações, entretanto, o momento é muito tenso.
Os policiais identificaram pelo menos dois criminosos. Osmildo Cardoso, mais conhecido por “Camarão” é foragido e cumpria pena por assalto, o nome do outro assaltante não foi repassado.
Até o momento, apenas uma pessoa foi liberada. Ana Maria do Rosário foi libertada as 12h34. Ela estava apenas de visita naquele local.
O clima é tenso neste momento, onde as negociações se arrastam há mais de duas horas. As ultimas informações garantem que os criminosos exigem sair do local no carro do Corpo de Bombeiros.

É VERDADE


"A INTERNET SURGIU PARA JUNTAR


OS QUE ESTAO DISTANTES


E DISTANCIAR


OS QUE ESTAO JUNTOS"

Descontrair

VC NÃO É PIZZA
+ é massa ...
VC NÃO É PALITO
+ é gente fina
VC NÃO É PROMOÇÃO
+ é um barato
VC NÃO É REVISTA
+ estou contigo
VC NÃO É UMA DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO
+ poderia ser
VC NÃO É BRAHMA
+ é número 1
VC NÃO É CHOCOLATE
+ tem prestigio
MEU CARINHO POR VC NÃO É A 'TIM'
+ é sem fronteiras!!!!

Duvida


Em traços sublinhados
Desafio a ordem dos desejos
Mas há fatores que alterem a ganância de conquista?
Pondero a primeira mentira soletrada, divida ou talvez descartada sobre o “poder”
Aclamo sempre aquela verdade engatada na garganta
Afinal, sob os olhares debruçados a mesa
Fitamos um querer mutuo, congelado em pensamentos
Impressos em decifráveis e infinitas razões...
E dessa explosão do querer, criamos em frações de segundos, um cenário concreto de poder, prazer, desafios e sedução
Mas quem somos para sangrar a moralidade escancarada em palavras e gestos!?
Apenas me coloco na sabatina das duvidas
Porque das suas alternativas, estarei trancado na tua cobiça

segunda-feira, 25 de julho de 2011

80% das escolas municipais são atingidas com o Programa Escola Viva



A equipe da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Município de Macapá prossegue com a distribuição das cestas Suplementar de Alimentos do Programa Escola Viva. O Programa garante quatro refeições no período escolar e a distribuição de mais 20 mil cestas de alimentos no período das férias.
De acordo com o cronograma de entrega das cestas, 80% das 85 escolas da rede municipal de ensino já foram atendidas. A SEMED já concluiu a entrega das cestas em toda a zona sul, zona Rural (Curralinho, Tessalônica, São Joaquim do Rio Pedreira, Maruanum) e regiões Ribeirinhas (Bailique).
Ao todo já foram entregues 15 mil cestas. A estimativa é atingir os 20 mil alunos das 85 escolas da rede municipal de ensino. O Programa Escola-viva se estenderá até o dia 29 de Julho.
A SEMED informa que algumas escolas da zona norte ainda não receberam as cestas devido ao cronograma adotado por cada escola, no entanto todas as instituições vão ser atendidas.

Amapá disputa Prêmio Itaú-Unicef com um projeto social

A 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, programa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), encerrou inscrições com 2.922 projetos em todo o Brasil, um deles é do Amapá.
O prêmio é pioneiro ao estimular experiências de educação integral no Brasil. O objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com políticas públicas de educação e assistência social, para ampliar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens.
Em outubro serão indicados até 32 projetos finalistas e cada um receberá R$ 20 mil. Na etapa final, as organizações responsáveis pelos quatro projetos vencedores nacionais receberão mais R$ 80 mil cada. Haverá ainda um grande vencedor, cujo valor do prêmio é R$ 180 mil.

domingo, 24 de julho de 2011

òtimos músicos que se foram aos 27 anos






O incrível club dos 27, numa coincidência do destino, roqueiros famosos tiveram o desprazer de conhecer a morte aos 27 anos de idade e encerrar o seu ciclo de sucesso.Vamos conhecer 11 roqueiros que misteriosamente morreram com a mesma idade.



Kurt Cobain (Nirvana)
Considerada como uma das maiores tragédias da música nos anos 90, a morte de Kurt ainda é algo misterioso que envolve várias teorias conspiratórias.
Aparentemente, Kurt cometeu suicídio, mas muitos asseguram que sua ex-esposa Courtney Love, tem muito a ver com sua morte e que Kurt foi na verdade assassinado.
Kurt faleceu no dia 5 de abril de 1994 aos 27 anos.

2 – Brian Jones (Rolling Stones)
Jones ajudou a fundar o Rolling Stones, porém não aproveitou o sucesso de sua banda e, ao contrário dos outros membros, preferiu se isolar e aproveitar sozinho uma vida de luxo e excessos.
Brian gostava de comprar carros esportes e reformar sua mansão, esta que tinha uma piscina na qual Brian morreu afogado.
Na época, os rumores eram que o afogamento de Jones foi causado devido ao abuso de drogas e álcool, porém anos mais tarde Frank Thorogood, construtor de Jones revelou que o afogou acidentalmente durante uma discussão, pois, ele não lhe pagou o que devia.
Brian Jones foi encontrado morto no dia 3 de julho de 1969 aos 27 anos.

3 – Jimi Hendrix
Outra morte que ainda não teve um final explicado de maneira satisfatória foi a de Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Reza a lenda que Hendrix morreu sufocado com seu próprio vômito após uma overdose de vinho tinto e medicamentos.
Muitos de seus fãs acreditam que Hendrix se suicidou, porém recentemente seu ex- roadie James ‘Tappy’ Wright, escreveu um livro chamado “Rock Roadie” no qual revela que Hendrix foi assassinado por Michael Jeffery, seu empresário na época, e sua morte foi resultada por um esquema de seguro.
Jimi Hendrix faleceu no dia 18 de setembro de 1970 aos 27 anos.
4 – Jim Morrison (The Doors)
A morte de Jim Morrison, vocalista do The Doors, também é outro fato misterioso que nunca ninguém conseguiu ao certo explicar.
Jim foi encontrado morto devido a uma suposta overdose de heroína, porém, amigos e conhecidos do músico afirmaram que Jim não era usuário deste tipo de droga.
Após a morte de Jimi Hendrix, Brian Jones e Janis Joplin, todos aos 27 anos, Jim costumava dizer que ele seria o próximo a fazer parte da lista, e sim, Jim estava certo.
Jim Morrison faleceu no dia 3 de julho de 1971 aos 27 anos.
5 – Janis Joplin
Considerada a primeira dama do rock, Janis Joplin foi a primeira personalidade do rock a abrir a incessante temporada de mortes causadas por drogas pesadas.
Joplin se perdeu no mundo da heroína no mesmo ano em que fez sua visita ao Brasil, e aqui optou por um tratamento para livrar-se das drogas, porém, o tratamento não foi seguido e Joplin faleceu devido a uma overdose de heroína.
Janis Joplin faleceu no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos.

5 – Janis Joplin
Considerada a primeira dama do rock, Janis Joplin foi a primeira personalidade do rock a abrir a incessante temporada de mortes causadas por drogas pesadas.
Joplin se perdeu no mundo da heroína no mesmo ano em que fez sua visita ao Brasil, e aqui optou por um tratamento para livrar-se das drogas, porém, o tratamento não foi seguido e Joplin faleceu devido a uma overdose de heroína.
Janis Joplin faleceu no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos.

7 – Ron “Pigpen” McKernan (Grateful Dead)
Ron “Pigpen” McKernan não possuía uma função exata no Grateful Dead, McKernan além de ser fundador da banda, também atuava como vocalista, guitarrista, percussionista, tecladista além de outras atividades.
Em meio a tantas funções, McKernan sempre achava uma maneira de reservar um tempo para se embebedar e foi exatamente este relacionamento tão próximo com o álcool que tirou sua vida com uma hemorragia gastrointestinal irremediável.
Ron “Pigpen” McKernan faleceu no dia 8 de março de 1973 aos 27 anos.

8 – Dave Alexander (The Stooges)
Dave Alexander, baixista do The Stooges, assim como a maiorias dos roqueiros da época, fazia uso descontrolado e excessivo do álcool, o que lhe resultou em uma grave pancreatite.
Dave Alexander faleceu no dia 10 de fevereiro de 1975 aos 27 anos.

9 – Pete de Freitas (Echo & The Bunnymen)
Pete além de baterista do Echo & The Bunnymen, era também produtor da banda e faleceu devido a um acidente automobilístico após ter perdido o controle de sua moto.
Pete de Freitas faleceu no dia 14 de junho de 1989 aos 27 anos.

10 – Richey James Edwards (Manic Street Preachers)
Richey James Edwards era guitarrita e compositor da banda galesa de rock alternativo Manic Street Preachers e as verdadeiras razões de sua morte nunca foram divulgadas pois nada realmente indica que Edwards tenha realmente falecido.
O músico simplesmente desapareceu no dia 1º de fevereiro de 1995 sem deixar vestígios. Após muitas investigações, todas sem sucesso, em novembro de 2008 Edwards foi dado como morto.
Richey James Edwards “faleceu” no dia 1º de fevereiro aos 27 anos.

11 – Amy Winehouse
A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23), segundo a polícia de Londres. A cantora tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas.
A cantora se apresentou em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
No mês passado, a cantora britânica abandou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por aparentemente estar bêbada demais durante a performance.
Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.

Escutas da PF descobre militar que facilitava fuga no Iapen


Após algumas fugas misteriosas do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), a Policia Federal (PF) então iniciou uma investigação na tentativa de confirmar a cooperação de agentes penitenciários e militares.
Na manhã de sábado (23), os agentes federais confirmaram através de escutas telefônicas, que o soldado miliar JULIO SUSSUARANA SILVA NETO estaria planejando entrar com drogas naquela casa penitenciária.
Os detalhes da escuta não foram repassados, mas os agentes asseguram que as conversas comprometem o militar em relação a distribuição de drogas para detentos e fugas.
Além de drogas, a fuga do assaltante Audrey Chaves Moura Costa, mais conhecido por “Velho”, pode estar ligado a Neto com a participação de militares e agentes penitenciários.
Após a fuga, uma onda de assaltos aterrorizou Macapá, principalmente a bancos e estabelecimentos comerciais. “Velho” foi reconhecido em várias ações pelas vitimas, e acredita-se que o assalto ao banco Santander, localizado no comando da Policia Militar pode está ligado ao criminoso.
Segundo informações, Audrey pagou a quantia de R$ 35 mil pela sua liberdade. Ele teria saído do IAPEN trajando um uniforme de uma empresa de serviços gerais.
Ele foi preso no início do mês em Manaus após participar de um assalto a uma fazenda.
Esta semana mais pessoas devem ser presas, já que há muito tempo inúmeras fugas foram registradas no IAPEN e sem nenhuma explicação plausível para as ações.
Neto já está preso nas celas da PM aguardando a decisão da justiça.

sábado, 23 de julho de 2011

Amapaenses lotam Rampa Santa Inês com destino a “Veneza Marajoara”


Milhares de amapaenses lotaram a Rampa do Santa Inês na tarde de ontem, rumo ao município do Afuá para participar do XVIII Festival do Camarão. Estimasse que cerca de 30 mil amapaenses partiram rumo a “Veneza Marajoara”. Todos os anos, o evento é um dos mais aguardados do mês de julho.
A Rampa ficou pequena para tantos amapaenses. Todas as embarcações estavam lotadas, e as empresas registraram bons lucros, já que algumas já não tinham passagens na quinta-feira
A fiscalização nas embarcações estava sob o comando da Capitania dos Portos. O objetivo é identificar se as mesmas estão dentro das normas, principalmente a capacidade máxima de passageiros por viagem. Os equipamentos de segurança tambem ganham atenção..
Uma equipe do Procon fiscalizava as agencias de viagens fluviais, no sentido de verificar se as mesmas estavam respeitando a lei do idoso e de menores
Segundo os órgãos envolvidos na fiscalização, até as 17h não encontraram nenhuma embarcação irregular ou consumidor sendo lesado.
A festa teve início na última quinta-feira e se encerra no domingo. Durante o festival, várias atrações musicais, entre elas bandas reconhecidas nacionalmente será um dos pontos alto da festa tradicional.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Louco...


Era uma noite ,o sol brilhava no horizonte montanhoso.
Estava eu andando parado,sentado de pé numa pedra de pau,
com os olhos arregalados quase fechando,quando não muito longe dali havia um bosque sem árvores.
Os passarinhos pastavam alegremente enquanto as vacas cantavam pulando de galho em galho a procura de seus ninhos e os elefantes descansavam à sombra de um pé de alface.
Resolvi voltar de pressa vagarosamente pra casa.
Chegando pela porta da frente que ficava nos fundos.
No quarto deitei meu paletó na cama e me pendurei no cabide.
passei a noite em claro,pois esqueci de apagar as luzes.
Sonhei que estava acordado ,quando acordei sonhei que estava dormindo.
Levantei-me e fui ao banheiro,onde resolvi almoçar,logo
senti um gosto horrível na boca .havia comido o guardanapo e limpado a boca com o bife.
Fui então até o jardim e lá eu encontrei um papel em branco,
que estava escrito: assim diziam aqueles nove profetas
que eram três,jacó e pedro.
“O mundo é mesmo uma bola quadrada,diante disso prefiro a morte doque morrer”.Era uma noite ,o sol brilhava no horizonte montanhoso.

Cutias do Araguari pede socorro


O município de Cutias do Araguari está praticamente isolado. A informação foi repassada pelos próprios moradores, que afirmam que a situação da Rodovia AP 70 está insustentável, deplorável.
Segundo Maia Odinéia, várias reivindicações junto ao Governo do Estado foi realizada, e atualmente a situação prejudica diretamente os mais de quatro mil habitantes. “Não sabemos mais o que fazer para essa situação melhore, essa questão cansou, estamos no limite, não sabemos mais o que fazer”, conta.
Tendo como base da economia a pecuária e a pesca, e o Surf na Pororoca como principal atrativo turístico, os moradores garantem que com a pavimentação da Rodovia, o desenvolvimento econômico da região será positivo. No entanto, todos os setores da localidade amargam prejuízos com as péssimas condições da Rodovia.
Na edição de ontem do JD, o secretario estadual de transporte, Sérgio La Roque,voltou a culpar o antigo governo, informando que há sete anos nenhum ramal recebeu atenção. Ele informou que ainda estará realizando uma reunião com técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINF) para montar um possível projeto de revitalização e manutenção dos ramais.
Embora a população considere o caso de emergência, o Governo do Estado ainda vai pensar em projeto para as localidades. “Não podemos esperar a boa vontade do governo de fazer essa recuperação, eles tem que colocar na cabeça que todos estão sendo prejudicado com essa situação, os produtores estão prejudicados, os comerciantes, alias, tudo que roda a cidade está prejudicado”, alertou.
De acordo com informações, a prefeitura daquele município forneceria as máquinas para colaborar com os serviços do estado. Até o momento, nenhuma resposta foi repassada.
Em junho, o governador Camilo Capiberibe visitou o município, e ouviu as principais reivindicações da população. De acordo com informações, prometeu a todos que o GEA resolveria os problemas conforme as necessidades, mas deixou para o Setrap analisar as condições de acesso.
Somente para o final de agosto, o GEA pretende atender os principais ramais do Estado. Resta somente aguardar as promessas.

Cutias - A Rodovia AP-70 tem 123 km, inicia no Quilombo do Curiaú e segue até Cutias, passando por diversos distritos e comunidades. Ela foi pavimentada do Curiaú e até o Distrito de Santo Antônio.

!!!


Mórbido teatro,
marionete egoístas
estrelando a solidão.
Olho o túnel
e não há luz.
Máscaras que não cairão,
mãos lutando numa guerra
por ideais falidos
na mais terrível batalha.
Todos em busca de si.
Triste espetáculo,
guerreiros perdidos
sem ter um motivo
procurando uma razão para lutar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

TJAP rejeita recurso ao acusado de ter assassinado Alessandro Guerra.

A câmara Única do Egrégio Tribunal de justiça do Amapá, por unanimidade rejeitou a preliminar de nulidade do julgamento por afronta ao art 479 do CCP e, no mérito à, unanimidade, na parte conhecida, negou – lhe provimento, tudo nos termos do voto proferido
pela relatora. Não acatando o recurso impetrado pelo advogado de José Maria Rodrigues de Souza, condenado a 15 anos e três meses de reclusão em regime inicialmente fechado, por homicídio duplamente qualificado.
O acusado é um dos participantes do assassinato do jovem Alessandro Barbosa Guerra.
O Ministério Público ratificou o parecer, em plenário, pela rejeição da preliminar e improvimento do recurso que foi levado a julgamento na 787ª sessão ordinária realizada no dia 21 de junho do corrente ano.
Onde tomaram parte no julgamento a Juíza convocada Sueli Pini (relatora), desembargador Edinardo Souza (revisor), o desembargador Agostino Silvério (vogai), desembargador Luiz Carlos (presidente) e a procuradora de Justiça Raimunda Clara Banha Picanço.
Alessandro Barbosa Guerra foi assassinado em 1997, aos 21 anos de idade, no Distrito de Fazendinha, com vários tiros na cabeça.
A vítima era filho da atual vice-prefeita de Macapá, Helena Guerra. A decisão ainda e passível de recurso no STJ.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Falso médico injeta veneno em paciente no Hospital de Emergência

Um homicídio inédito foi praticado nas independências do Hospital de Emergência, durante a madrugada de sábado (16). Por volta de 2h da madrugada, um homem entrou naquela casa de saúde, trajando jaleco e mascara de proteção, seguindo direto para o leito onde estava sob cuidados médicos, José Bruno da Silva Chucre, 22 anos, conhecido por “Batatinha”.
A vitima estava internado no H.E após ser atingido por dois tiros, na noite da última segunda-feira (12), no bairro Jardim Marco Zero. Ele era ex detento do IAPEN e tinha ganhado a liberdade em março deste ano.
No momento da ação criminosa no H.E, o homem apenas se identificou como médico, usando o álibi que José precisaria de uma medicação. Segundo informações, no momento da aplicação, a mulher da vitima teria indagado os motivos da injeção, já que a equipe médica teria suspendido qualquer medicação. Após ouvir a acompanhante, o assassino disse apenas que o paciente precisava do remédio..
Após a ação, direto na veia de “Batatinha”, o falso médico saiu rapidamente do local sem nenhuma abordagem , já que aquela casa de saúde é totalmente omissa de segurança.
Meia hora depois, o estado clinico do paciente apresentou sinais críticos, marcados por convulsões e paradas cardíacas. Após algumas tentativas para reanimá-lo, a equipe médica anunciou a morte de José Chucre por volta de 3h da manhã.
A equipe de plantão ficou sabendo da aplicação através das informações da acompanhante, no qual chegaram a conclusão que havia entrado alguém de fora para matar a vitima. Foi realizado um rápido levantamento nas ultimas medicações, e constataram a presença de uma sustância errada no sangue.
Uma equipe da POLITEC esta analisando a substância no sangue da vitima.

Sindicância
Ainda pela manhã do sábado, a Secretaria Estadual da Saúde (SESA), abriu uma sindicância interna com propósito de identificar se houve participação de funcionários.
Para a Policia Civil, através do delegado Paulo Rener, o crime foi muito bem planejado, reforçando que o acusado possui habilidades médicas. Após ouvir algumas vitimas, um retrato falado será divulgado na segunda-feira (18).

Falta de segurança
Durante a ação criminosa, apenas um agente de portaria e um policial militar estavam presentes no local. Reforçando a fragilidade do H.E, o circuito interno de segurança não funciona há seis meses.
Execução
José Bruno da Silva Chucre foi alvejado com dois tiros acima do peito, na noite de segunda-feira. Um veículo Siena vermelho foi visto próximo ao local por testemunhas, e duas horas antes, o mesmo veículo foi identificado no bairro Jardim Felicidade, durante o momento da morte de Célio Gomes de Oliveira, vulgo “Louro”, que foi atingido por nove tiros.
Nos locais dos tiros foram encontradas cápsulas de pistola ponto 40, armas utilizadas pelas policias civil e militar.
As mortes apontam para um possível acerto de contas, já que as vitimas tem passagem pelo IAPEN e estavam a poucos dias em liberdade.
A Policia Civil encontra dificuldades para produzir o retrato falado do acusado pelo simples fato que o mesmo usava uma mascara cirúrgica no momento do homicídio.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

BOPE na cola de Audrey e a sua quadrilha de assaltantes

A onda de assaltos a bancos em Macapá tem um único nome: Audrei Chaves Moura Costa, mais conhecido por “Velho”. Mas as práticas estão sendo cada vez mais ausente, uma vez que o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) tem intensificado inúmeras ações na cidade e investigado de perto os passos de Audrei.
Segundo informações, o assaltante está envolvidos em todos os assaltos ocorridos contra as agencias do Banco Santander, e na última ação, um gerente do Banco do Brasil teria sido seqüestrado. De acordo com o Major Cavacalti, diretor de operações do BOPE, a vitima teria reconhecido Audrei e seu comparsa conhecido por Alonso. “A vitima reconheceu, nos informou as características exatas dos dois assaltantes, nossos militares estão na cola deles, a Divisão de Inteligência da PM tem trabalhado incansavelmente nas informações que nos leve ao paradeiro desses criminosos”, disse.
O oficial enfatiza que Audrei tem cometido os assaltos na companhia de pelo menos mais três pessoas, incluindo Alonso, que tem sido seu comparsa mais presente. Cavalcanti acredita que Audrei e sua quadrilha têm recebido apoio de outras pessoas. “Eles se mudam direto, existem sim pessoas que dão cobertura para os assaltantes se esconderem”, reforça.
Audrei foi preso no dia 10 de fevereiro deste ano por uma guarnição do Batalhão de Rádio Patrulha (BRPM). No momento de sua prisão, “Velho” ofereceu aos policiais R$ 20 mil e mais um veiculo da marca GOL, de placas NEW 3375 pela sua liberdade. Segundo os policiais, ele foi flagrado com três carteiras de identidade falsas, drogas, documentos, equipamentos de copiadora, uma quantia em dinheiro, oito chips telefônicos e três celulares.
No momento de sua apresentação no Ciosp do Pacoval, ao puxar a sua ficha criminal, o sistema entrou em pane de tão extensa a vida de crimes de Andrei. Contra ele pesa assaltos a carro fortes em Manaus, assaltos a banco e uma série crimes por estelionato.
Em março, o assaltante fugiu do IAPEN pela porta da frente. Segundo informações, “Velho” saiu com uniforme de uma empresa de construção, onde teria pago por sua liberdade a quantia de trinta mil reais.

Informações
O major Cavalcanti informa que a população pode ligar para o número 0800 968080, e repassar informações que possam chegar a quadrilha de Audrei. O denunciante não precisa se identificar. “O BOPE tem na população como uma grande aliada, e qualquer informação será de grande importância para o nosso trabalho”, concluiu o oficial.

Serviços nos postos de saúde estão prejudicados com a ausência dos agentes

Com as demissões em massa dos agentes do Programa de Atendimento a Família (PSF) nos últimos dias, anunciado pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), as casas de saúde do município estão atendendo a população no sufoco.
Segundo informações, no Posto de Saúde do Brasil Novo, a sala de vacina estaria interditada devido a falta de profissionais capacitados. Paulo Martins, presidente do Sindicato dos Profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família - PACS PSF (Sindppea), as UBS e UPA’s são compostas de praticamente 40% da mão de obra dos agentes. Para o sindicalista, os profissionais demitidos sem aviso, ocupavam áreas essenciais n os serviços oferecidos a população. “É uma realidade essa precariedade nos atendimentos de saúde, com a saída desses profissionais a situação só tem a piorar’, disse.
Nas Unidades de Pronto Atendimento Marcelo Cândia e Lélio Silva, os serviços estão comprometidos, no qual a superlotação diária deixa lugar para as reclamações. A professora Giorgina Losa, define o momento atual da gestão municipal de perdidos, considerando que todos os serviços da capital estão comprometidos por falta de sensibilidade e gestão.. “Estão completamente desnorteados, sem rumo algum. Prometeram milhares de melhorias, e vemos agora uma Prefeitura sem pé e sem mão, somente a educação aponta uma melhora, mas ops serviços de saúde foi a maior decepção”, relatou.
De acordo com Paulo Martins, na tarde da última quinta-feira (27), o secretário municipal de saúde, Eduardo Monteiro, e o coordenador geral do PSF, Jô Pereira, foram exonerados de seus cargos. Segundo Martins, as exonerações foi graças as inúmeras denuncias por parte do SIndppea, após comprovar que os desligamentos dos profissionais não correspondiam com as medidas anunciadas pelo município. “Eles estavam colocando as pessoas que apresentavam somente um vinculo empregatício, e estavam empregando outras pessoas, mas ganhamos a força dos vereadores nessa luta e conseguimos mostrar a todos que estava acontecendo perseguição”, destacou Paulo.
Ainda na tarde da última quinta-feira, o Ministério Público do Estado, considerou ilegais as demissões, solicitando ao município a retomada imediata dos profissionais.

Justiça autoriza reintegração de posse em área abandonada do RURAP

A justiça estadual autorizou na manhã de ontem, a desocupação de mais de 500 famílias invasores de um terreno pertencente ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), localizado as margens na Rodovia JK.
A invasão começou há trinta dias, e segundo informações, em menos de uma semana, já havia mais de 100 famílias no local. A maioria oriunda dos bairros da zona sul da cidade.
O comando da Policia Militar enviou mais de 250 policiais na operação de reintegração de posse. Segundo informações, a ação iniciou as 4h da manhã, e durante os trabalhos não foi registrado nenhuma ocorrência violenta por parte dos ocupantes. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi ao local, mas não foi necessária a sua atuação. “Todos contribuíram com o nosso serviço, alias, o papel da policia não é prejudicar ninguém e sim cumprir a ordem da justiça, nada, além disso,”, resumiu um oficial.
Alguns barracos já estavam derrubados pelos próprios invasores. “Achamos melhor fazer esse serviços, porque muitas vezes o dono do terreno leva o nosso material, mas sempre é assim, tem pessoas que tem muito e outros que não tem nada, agora é voltar a morar na ponte”, disse o desempregado Alencar Sobrinho.
Lei para todos - Segundo informações dos invasores, o Rurap nunca utilizou o espaço para atividades profissionais, e que o local está abandonado há mais de vinte anos. Contudo, algumas casas estão construídas dentro da área que pertence ao órgão, porém, não receberam notificação da justiça. “Os direitos são iguais, eles estão dentro da área do Rurap e deveriam sair. Nós estamos aqui porque não temos casas, diferente de pessoas que aproveitam essa oportunidade para ganhar dinheiro com as vendas”, disse Ana Almeida.
A área invadida mede 500 metros de frente por 1500 de fundo. “Esse terreno nunca recebeu sequer uma casa, sempre viveu abandonado e sujo, é um absurdo o Governo do Estado saber de terrenos tão grandes e que milhares de pessoas podiam morar”, informou a costureira Graça Domingues..

Dados - Um levantamento realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMAP) identificou cerca de 15 mil famílias cadastradas na lista de espera para receber um lote. Famílias em risco social, acima de dois filhos e com renda baixa têm prioridade. Até o momento, o estado não apresentou projetos voltados para a construção de casas populares a famílias carentes.

Associação quer prestação de contas do Conselho de Transporte Escolar (CTE)

A Associação do Ex-alunos do Colégio Amapaense solicitou por meio de uma ação na justiça, a prestação de contas do cadastro e recadastro do passe escolar 2011, realizado este ano pela Comissão de Transporte Escolar (CTE).
Segundo Cleverton Lima, presidente da Associação, a classe estudantil do Estado precisa saber detalhado o que foi arrecadado durante o período, e qual será o destino dos recursos. “Nós fazemos parte de uma associação que representa uma participação de alunos no nosso estado, então como classe estudantil, temos o dever de exigir valores e destino desse dinheiro arrecadado. Queremos saber ainda se os recursos serão aplicados em algo que beneficie os estudantes”, disse.
Segundo Cleverton, há cinco anos, a prestação de contas não é apresentada a sociedade amapaense e a classe estudantil. Para o representante, um grupo de estudantes profissionais estão sempre a frente das negociações, visando somente suas individualidades. “Queremos alguém que represente toda a classe estudantil, que deixem os interesses pessoais de lado e analise os interesses coletivos, porque estão representando milhares de estudantes”, relata Cleverton.
O cadastro e recadastro ocorreu no período de 1º de março a 6 de maio. O Setap ficou responsável pela confecção dos cartões, enquanto que a CTE ficou com a missão de entregar os documentos.
A direção do sindicato disponibilizou postos de atendimentos no terminal Rodoviário de Santana, Sambódromo, Trem Desportivo Clube, Colégio Amapaense e na Sub-prefeitura da zona norte. Cerca de cinco mil alunos foram cadastrados. A Gestão de Bilhetagem identificou mais de 35 mil alunos recadastrados.
De acordo com o gestor do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Artur Sotão, o Setap está cumprindo o cronograma de entrega dos cartões, que foi de cinco dias úteis para cada remessa. A última deve acontecer na primeira semana de junho.
Segundo informações de Cleverton, o aluno desembolsou R$ 12 para cadastramento (novo cadastro), R$ 6 para recadastramento, R$ 28 para segunda-via e R$ 12 para troca..”Analisando a quantidade de alunos, consideramos que os valores ultrapassam os duzentos mil reais, mas chegaremos a um montante exato quando a CTE anunciar a arrecadação desses recursos”, concluiu o representante
A reportagem do Jornal do Dia tentou entrar em contato com a direção do CTE, mas sem sucesso.

Mais uma etapa da Operação Mãos Limpas revira Tribunal de Contas do Estado

Mais um desdobramento da Operação Mãos Limpas da Polícia Federal é executada em Macapá. Após passar pelas superintendências federais da Agricultura e da Aqüicultura e Pesca, na última segunda-feira (23), onde foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária e 10 de busca e apreensão, o Tribunal de Contas da União (TCE) foi o alvo na manhã de sábado (28).
Cerca de 70 policiais federais participaram da ação, que teve início às 6 horas da manhã, no qual 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços de conselheiros, servidores e ex-conselheiros do TCE. Onze pessoas tiveram que ser conduzidas à sede da Superintendência da Policia Federal para prestar esclarecimentos.
Os mandados foram cumpridos nos estados do Amapá, Pará, Paraíba e Distrito Federal. Auditores da Controladoria Geral da União (CGU) participaram da ação.
As casas dos conselheiros e ex-membros do TCE: Amiraldo Favacho, Raquel Capiberibe, Margareth Salomão, Júlio Miranda, Manoel Antonio Dias e Regildo Salomão foram vasculhadas pelos federais. Computadores , documentos e quantias em dinheiro foram apreendidos e levados a Superintendência da PF. Segundo informações, na residência de um dos conselheiros os federais encontram a quantia de trinta mil reais.
Segundo o relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que 50% do orçamento do TCE, cerca de 25 milhões de reais, eram desviados para as contas de conselheiros e funcionários da casa. De acordo com o relatório da investigação, o esquema descoberto na primeira etapa da Operação (setembro de 2010), ainda era mantido até então pelos conselheiros.

Lista
De acordo com informações da federal a ação se deu da seguinte maneira:
Os conselheiros:
Amiraldo Favacho (busca e apreensão)
Margareth Salomão (busca e apreensão)
Julio Miranda ( busca e apreensão/ condução coercitiva)
Raquel Capiberibe (busca e apreensão)
Manoel Dias (busca e apreensão)
Regildo Salomão (busca e apreensão).
O auditor Paulo Celson da Silva e Souza (busca e apreensão/ condução coercitiva)
A funcionária do TCE Marizeth de Oliveira Souza (busca e apreensão)
Nelcir Coelho Vasques (busca e apreensão/ condução e coercitiva)
Coaracy Campos de Souza (busca e apreensão/ condução coercitiva)
Lindoval Queiroz Alcântara (busca e apreensão/ condução coercitiva)
Adilson Barros (busca e apreensão/ condução coercitiva)
Damilton Barbosa Salomão (busca e apreensão/ condução coercitiva)
Luiz Carlos Gomes da Silva (busca e apreensão/ condução coercitiva).
Os policiais encontraram na casa de um funcionário do TCE, a quantia de dezesseis mil reais.
Segundo informações, no momento de cumprir mandato de busca e apreensão na casa da conselheira Raquel Capiberibe, que é irmã do senador cassado João Alberto Capiberibe e tia do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, os policias encontraram duas pastas contendo documentos que chamaram a atenção da federal.

Prisão - O conselheiro Julio Miranda, preso na primeira edição da Operação Mãos Limpas, deflagrada no dia 10 de setembro, ficou preso no Presídio da Papuda, em Brasília, por cinco meses. Nesta edição, o ex-presidente do TCE teve a casa revirada pelos policiais, e foi conduzido coercitivamente até a sede da PF. Informações não confirmadas, apontam que o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deve pedir mais uma vez a prisão preventiva de Miranda.

A Operação - A investigação começou após a Superintendência da Polícia Federal (PF) no estado do Amapá ter recebido denúncias sobre ilícitos que estariam sendo praticados em diversos órgãos governamentais, por agentes políticos e públicos, que estariam atuando em conjunto com empresários privados locais.

Inicialmente no Juízo Federal da Seção Judiciária do Amapá, a investigação teve o seu processamento deslocado para o STJ, em razão da presença, entre os investigados, de pessoas com prerrogativa de foro. A presidência e a relatoria do inquérito no STJ estão com o ministro João Otávio de Noronha, da Corte Especial.

Desdobramentos - Tudo indica que novos desdobramentos da Operação serão anunciados em breve. Informações garantem que agentes federais de fora do Estado e técnicos do CGU devem permanecer em Macapá.